No Índice Comparativo de Gestão Pública, dentre 77 municípios com até 20 mil habitantes, Solonópole liderou o top três ao lado de PEREIRO e de Fortim.
Uma cidade com administração eficiente é o que mostra o Índice Comparativo de Gestão Municipal. A avaliação é realizada pelo Ipece, da Secretaria do Planejamento e Gestão, e publicada no Anuário do Ceará 2022-2023. São consideradas 4 dimensões: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência, com base em dados recolhidos no ano de 2020.
Os 184 municípios cearenses são divididos em quatro grupos populacionais:
- 1 mais de 100 mil habitantes;
- 2 entre 50 mil e 100 mil;
- 3 entre 20 mil e 50 mil;
- 4 com até 20 mil.
Pereiro se encaixa no quarto grupo por conta do total de habitantes. Entre 77 cidades, Solonópole liderou o top três ao lado de PEREIRO e de Fortim.
A avaliação é feita analisando 14 indicadores: planejamento da despesa, captação de recursos, restos a pagar pagos, independência tributária, complexidade tributária, despesa de pessoal, investimentos, gasto com pessoal, com saúde e com educação pela receita corrente líquida, índice de qualidade da educação, índice de qualidade da saúde, índice de qualidade do meio ambiente, e indicador de transparência.
Segundo o Prefeito Neto Estevam, esse resultado reflete o trabalho de qualidade que vem sendo desenvolvido em Pereiro para melhoria da qualidade de vida das pessoas. "Esse índice vai ser útil para que possamos aperfeiçoar ainda mais o planejamento e as ações municipais, além de ser o reconhecimento da nossa luta por um Pereiro mais justo e cheio de oportunidades, sem esquecer a responsabilidade fiscal", enfatizou o gestor. O Anuário define o Índice Comparativo de Gestão Pública como uma iniciativa que ajuda "a administração pública, com evidências, para a tomada de decisão, além de promover uma competitividade saudável entre os municípios e estimular uma maior integração entre Governo e a sociedade civil".
#prefeituradePereiro #pereiroceara #pereiroce #Gestãomunicipal #IGCM #anuarioceara #opovo