Missão 
                                Elaborar projetos, executar e fiscalizar obras que resultem na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos Pereirenses.
  
   
                                                        
                                Visão 
                                
Ser um órgão reconhecido e de referência diante da sociedade e da gestão municipal, pelo cumprimento dos compromissos na gestão de projetos e execução de obras públicas, conforme os princípios da sustentabilidade, economicidade, eficiência e eficácia.
   
                                                        
                                Valores 
                                  Valores:  Conformidade, integridade e transparência na prestação de serviços  Efetividade e dinamismo na obtenção de resultados  Programar e coordenar a execução da política urbanística do Município 
   Inovação e melhorias constantes para alcançar os objetivos traçados;  Compromisso com a responsabilidade e qualidade dos projetos e obras executadas;  Ética e respeito aos princípios, valores e práticas de promoção a cidadania; 
 
   
                            
                            
                            
                            
                                                            Atribuições da Secretaria 
                                
                              Planejar a coordenação e execução dos serviços de capina e varrição, dividindo o município de Pereiro em áreas e regiões;  Coordenar as atividades de desenvolvimento de projetos urbanos, conservação e manutenção de vias públicas;  Elaborar projetos voltados para a infraestrutura urbana e rural do município;  Assessorar as demais Secretarias e entidades e conveniadas na elaboração de planos e programas voltados para a melhoria arquitetônica do Município e projetos de engenharia. 
  Planejar, coordenar e controlar a execução das atividades relacionadas aos serviços públicos gerais, posturas públicas, urbanismo, saneamento, obras de infraestrutura e manutenção de prédios públicos;  Formular e encaminhar à aprovação os planos, programas e projetos relativos às obras públicas e serviços, bem como acompanhar e orientar sua execução.
   
                                                            Atribuições do Gestor 
                                
                              Auxiliar o Prefeito do Município na formulação de políticas e diretrizes nas áreas de desenvolvimento urbano e infraestrutura do município.  Desenvolver atividades, de direção, articulação, definição de objetivos;  Planejamento, avaliação, monitoramento das atividades da Secretaria que é responsável, atuando dentro da legalidade, primando pela economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional para melhor desempenho de suas atividades.
  Determinar as providências voltadas ao cumprimento dos objetivos de desempenho estabelecidos pela administração  Planejar, programar, organizar, coordenar e controlar a execução dos projetos de construção e reforma de bens do Município;  Participar do planejamento, execução e avaliação de planos, projetos e programas da administração do Município;  Fiscalizar e promover com regularidade os serviços de limpeza da cidade, orientando e fiscalizando os trabalhos de remoção de lixo da cidade ao destino final;  Exercer outras atividades compatíveis com a função.