O garoto desenhou um homem sentado em uma cadeira do Hemoce, sorrindo, doando sangue. Ele recebeu, como premiação, um certificado e um fone gamer.
Na imagem, o menino Samuel aparece ao lado da representante do Hemoce e da mãe, dona Cosma, orgulhosa do filho.
A delicadeza e consciência para ajudar quem precisa fez do estudante Samuel Gustavo de Sousa Alves vencedor do XIV Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce. Ele é aluno do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental Francisca Nogueira de Sousa do município de Pereiro, no Ceará. Nos traços e cores, Samuel mostrou de forma simples e direta a importância da doação de sangue.
O concurso contou com a inscrição de quase 400 escolas e teve a participação de mais de 5 mil alunos no Estado. O certame tem como principal objetivo informar e conscientizar os jovens sobre a importância da doação de sangue voluntária e altruísta. Direcionado aos alunos que estejam cursando o Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, o certame é dividido em três categorias: desenhos, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I e II. O concurso de frases é direcionado apenas aos alunos do Ensino Médio. Já na categoria vídeos, ambos podem participar.
Critérios
Para julgamento, a comissão avaliadora, segue os seguintes critérios: criatividade; concisão (cada frase deveria conter até 15 palavras); os desenhos e frases devem ser entregues em papel de acordo com o modelo padronizado pelo Hemoce e as frases e desenhos devem incentivar à doação de sangue, através dos temas: solidariedade, cidadania, responsabilidade social e voluntariado.
Samuel participou da cerimônia de premiação na cidade de Iguatu, acompanhado por familiares e pelos representantes da Escola e Secretaria Municipal de Educação de Pereiro. Um momento de comemoração e incentivo os estudantes. "Como gestor, fico feliz em acompanhar o desempenho desses alunos. Tenho certeza que o investimento em educação é o mais certeiro que existe, é algo transformador. Por isso, é uma das prioridades do meu governo", disse o prefeito Neto Estevam.
Sobre o campeão
Vencedor do concurso, Samuel Gustavo falou sobre a importância da doação de sangue e que estava feliz com o resultado. Ele desenhou um homem sentado em uma cadeira do Hemoce, sorrindo, doando sangue. O garoto recebeu, como premiação, um certificado e um fone gamer.
"Me senti muito agradecido por ter ganhado esse concurso do Hemoce de doação de sangue com meu desenho, porque é muito importante doar sangue. Eu escrevi até uma frase: 'doe sangue, doe vida'. Minha mãe se sentiu muito orgulhosa por eu ter ganhado o concurso de desenhos", disse Samuel.
Fontes: G1 e jornal Otimista.